terça-feira, 26 de outubro de 2010

Esses dias fizeram meus dias tão tristes, senhor, que seria capaz de invejar qualquer um que movesse o rosto e mostrasse os dentes achando que fosse um sorriso. O senhor deve saber muito bem do que falo, o senhor aprecia uma boa arte, um bom quadro, um bom sorriso, um bom olhar e umas boas moedas. Deve ser duro ficar aí sentado esperando alguém te jogar uma esmola e esperando chegar a primavera para que alguém lá do céu também te jogue esmolas, mas em forma e cheiro de flores, apenas para mostrar que existem coisas que valem mais que o dinheiro.

Sabe, senhor, ultimamente eu venho pensando em como seria tudo tão mais fácil se eu deitasse a minha cabeça no travesseiro, dormisse e nunca mais acordasse. Poxa, cara, seria tão fácil. Mas me disseram uma vez que o difícil não é impossível e o fácil não tem valor e eu vejo o senhor aqui e tudo parece tão simples para o senhor. O senhor mendiga dizendo ‘uma moeda, senhora? Uma moeda, senhor?’ e quando esse chapeuzinho enche, o senhor corre na padaria e compra uns 3 pães e o restante do dinheiro o senhor vai juntando naquela garrafinha de refrigerante vazia. Sabe-se lá o que o senhor faz com isso depois, mas as pessoas nunca se puseram a perguntar se os seus problemas resolveram.

Esses dias me pus a pensar em como é difícil mudar as coisas. Talvez o meu signo ajude, talvez eu faça o tipo démodé que não gosta de nada novo e que trocaria uma boa música moderna por um rock dos anos 60. Talvez o novo me assuste, talvez eu não me adapte a ele, talvez eu sinta tanta falta do velho que o novo não irá me servir. Talvez eu sinta tanta falta do velho que o novo nem tenha graça, nem valor moral, nem porra nenhuma.

O senhor deve ser testemunha de muitas coisas sentadinho aqui todas as tardes. Relacionamentos iniciando e terminando, amores indo e vindo, lágrimas, risos, chuva, sol, medo, susto, graça, vergonha, timidez... Talvez se o senhor soubesse escrever o senhor pudesse escrever um livro, talvez assim resolvesse os problemas do senhor. Talvez ficar aí sentado pedindo esmolas seja tudo o que o senhor queira, talvez o senhor seja feliz assim.

As pessoas têm uma maneira estranha de ser feliz. O senhor não vai me dizer nada?

- Uma moeda, senhora?

Nenhum comentário: